4 de agosto de 2010

A panela de pressão

Hoje nesse dia muito frio e chuvoso vou contar uma pequena história, a título de reflexão. 
Minha mãe tem uma panela de pressão há  30 anos (mais ou menos),  mais velha que meu irmão mais velho, mas ela ainda funciona muito bem, porém um dia desses o cabo quebrou, minha mãe primeiro pensou em jogar fora, eu disse "espera comprar outra para depois jogar". Meu irmão (formado em Gastronomia e entende tudo de panelas) disse que era uma pena pois as panelas de hoje em dia não tinham uma qualidade tão boa quanto aquela (não as mais em conta pelo menos), aí a gente começou a pensar nisso, e seria com muita dor no coração que minha mãe jogaria aquela panela fora pra comprar uma outra "ruinzinha". A solução foi  levar para consertar e ver se valia, e sim valia, por meros R$18,00, temos uma panela "nova" de boa qualidade e que não vai ficar jogada por aí poluindo ainda mais o meio ambiente.(Deve ter gente que nem sabia que tem lugares especializados em conserto de panela)
Essa história é pra chegar nesse ponto: Precisamos mesmo comprar tantas coisas, jogar tanta coisa fora, sem pesquisar antes se tem conserto ou se pode ser reaproveitado? Nesse mundo tecnológico o novo de hoje é o ultrapassado de amanhã, mas  se a gente quiser fazer o mínimo possível para mudar isso, a gente consegue! 
Comecei a pensar nisso quando tive uma matéria chamada Sustentabilidade na faculdade, e se eu falar que não achava a disciplina mais chata do mundo eu estaria mentindo, mas o dia que o professor passou um vídeo chamado "The Story off Stuff" comecei a pensar diferente, e com essa história da panela de pressão lembrei dele.

 

Nem sempre a gente se dá conta e é mais fácil jogar fora e comprar algo novo...Lógico que sempre teremos que comprar coisas novas, nada dura para sempre, mas enquanto pudermos controlar o nosso lado "consumista ao extremo"  melhor será.


Essa música de Jorge Drexler fala de sentimentos, mas fala da vida, das voltas que o mundo dá, e que nada se perde tudo se transforma! Esse é um ensinamento que serve pra tudo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...